Fale agora

Antecipação a fornecedores: O que é e como fazer?

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Índice

É comum no começo do ano as empresas procurarem por linhas de crédito, principalmente quando há índices de inadimplência tão altos, oriundos da pandemia causada pelo Covid-19.

 

É nessas horas que a relação empresa compradora e empresa fornecedora precisam estar fortalecidas e alinhadas para que nenhum lado saia prejudicado.

 

Neste sentido, separamos essa explicação sobre a antecipação de recebíveis a fornecedores, por ser uma possibilidade fácil e rápida, com uma relação ganha-ganha entre as partes.

O que é Antecipação a fornecedores?

A antecipação de recebíveis a fornecedores, também conhecida como Risco Sacado, é a operação que possibilita o fornecedor de receber a quantia sobre notas fiscais de forma antecipada, utilizando-se do crédito que a empresa âncora (compradora) tem disponível nas instituições financeiras.

 

Essa operação é a solução para que o fornecedor consiga receber mais rápido o valor de uma nota que poderia ter 60, 90 ou 180 dias para o vencimento.

 

Para as empresas âncoras também é uma possibilidade de negociar melhores condições de compra como preços reduzidos, entregas mais rápidas ou o alongamento dos prazos de pagamento, já que seu fornecedor recebe à vista e de forma rápida o valor da nota emitida.

 

Desta forma, é construída a relação ganha-ganha que citamos no começo do texto.

Como a antecipação de recebíveis a fornecedores auxilia minha empresa?

O primeiro ponto que devemos colocar como ganho é sobre o fluxo de caixa da empresa âncora, pois com mais dinheiro em caixa, melhor o seu capital de giro e mais investimentos sua organização consegue realizar.

 

Outro ponto de destaque é o poder de negociação sobre preços e prazos que podem ser acordados com seu fornecedor, justamente pela sua empresa também oferecer para ele uma condição de recebimento diferenciada.

 

Um grande destaque também é o processo de automatização da operação de risco sacado, desta forma o fornecedor pode realizar o processo através de um software de gestão, como o Painel Fornecedor, sua empresa ganha tempo e o fornecedor autonomia nesse processo.

Como fazer a antecipação a fornecedores?

Para que a antecipação de recebíveis a fornecedores funcione, a empresa contrata um software que possibilite essa operação de forma segura e sem riscos.

 

É necessário verificar qual plataforma atenderá suas necessidades, comparando cada detalhe, pois eles fazem a diferença.

 

O Painel Fornecedor por exemplo, além de realizar o processo de Risco Sacado, possui um gestor de notas fiscais, otimizando o tempo do seu departamento, além e levar organização para o dia a dia da empresa.

 

Passo a passo do Risco Sacado:

 

1° – Seu fornecedor emite a nota fiscal sobre o produto ou serviço comprado para sua empresa.

 

2° – Sua empresa recebe a nota fiscal e o boleto para pagamento, agendando o mesmo com o banco.

 

3° – Utilizando o Painel Fornecedor, você conseguirá localizar a nota fiscal e disponibilizar o valor da antecipação ao fornecedor.

 

4° – Seu fornecedor consegue acessar o Painel Fornecedor através de um acesso exclusivo e consegue solicitar o valor da antecipação.

 

5° – Após esse processo, seu fornecedor receberá o valor da nota fiscal no dia do vencimento previamente acordado.

 

6° – Sua empresa conseguirá um alongamento no prazo de pagamento desta nota fiscal.

 

Simples, rápido e fácil!

 

Fale agora mesmo com nossos consultores e agende uma demonstração, Utilizar o Risco Sacado é conseguir rentabilidade de caixa!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Siga nossas mídias

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar