Fale agora

Como utilizar o EDI Financeiro na gestão de pagamentos?

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Índice

Você conhece o EDI Financeiro? Empresas que possuem um alto nível de pagamentos a serem realizados, ou que possuem diversos bancos parceiros, não precisam tornar esse trabalho operacional, se hoje a tecnologia já permite uma grande evolução na gestão de pagamentos!

 

Conheça como empresas de alto rendimento realizam esse processo!

O que é EDI Financeiro?

A sigla EDI significa Eletronic Data Interchange, que podemos traduzir como Troca Eletrônica de Dados, ou seja, o EDI é o principal recurso que possibilita a troca de informações entre um sistema para o outro.

 

Desta forma, o EDI possibilita que as empresas façam o envio de arquivos bancários, como o CNAB, para os bancos parceiros e obtenham o retorno desses processos financeiros, facilitando a atualização de informações sobre pagamentos e recebimentos.

 

Neste contexto, o EDI surge como um grande facilitador dessa troca de dados e, sendo utilizado com softwares de gestão de pagamentos à fornecedores, ele complementa o processo de automatização de trabalhos operacionais, já que sua equipe não precisará acessar diversos bancos para realizar os pagamentos.

Por que utilizar o EDI Financeiro?

O EDI Financeiro apresenta muitos ganhos para o departamento de contas a pagar e contas a receber, mas cada empresa possui sua particularidade, então vamos falar sobre os benefícios mais genéricos.

 

Para entender como ele auxilia especificamente sua empresa, aconselhamos conversar com um dos nossos especialistas através deste link.

 

Mais velocidade no departamento financeiro

 

Para empresas com um alto volume de transações bancárias, não é viável que a equipe precise entrar nos diferentes bancos para concluir as operações. Centralizando esse processo e tendo o EDI Financeiro no tráfego desses arquivos, tudo fica mais rápido, otimizando o tempo e trabalho da equipe.

 

Diminuição de erros

 

Com o processo automatizado, a intervenção humana não é mais necessária, desta forma, a diminuição de erros operacionais diminui e todo o fluxo de trabalho acontece mais enxuto, economizando tempo e dinheiro para as empresas, além de melhorar a gestão financeira.

 

Segurança para as operações financeiras

 

É fundamental que para esse tipo de operação a segurança seja o ponto mais importante, e o EDI Financeiro conta com a mais alta tecnologia, além de ser totalmente criptografado.

Como o EDI atua no Painel Fornecedor?

Para a gestão de pagamentos à fornecedores:

 

Com a centralização do cadastro de pagamentos no Painel Fornecedor, integrado em seu ERP, o EDI Financeiro se encarrega de fazer o tráfego desses arquivos bancários para cada instituição financeira utilizada pela sua empresa.

 

Após a confirmação ou reprovação sobre o sucesso da operação, a remessa que o banco envia é direcionada ao Painel Fornecedor, atualizando automaticamente os status de pagamentos de cada entrada.

 

Ocorrendo o sucesso na operação, a plataforma já faz o espelhamento do status para o fornecedor, que consegue visualizar todas as informações através do acesso exclusivo que ele possui na plataforma.

 

Para o Risco Sacado:

 

Após seu fornecedor ter acessado o Painel, ele realiza a solicitação de antecipação da nota, o Painel fornecedor processa essa informação e gera o arquivo que é trafegado através do EDI Financeiro até a instituição bancária, após esse processo, o banco fica encarregado de fazer a análise da solicitação e a aprovação desse processo de antecipação, e retorna essa informação também através do EDI à plataforma.

 

Da mesma forma, o Painel Fornecedor processa essa informação e espelha a mesma no seu acesso e no acesso do fornecedor, para que todos tenham acesso ao retorno do banco.

 

Como podemos ver, o EDI Financeiro é essencial para que todo processo ocorra de forma automática, gerando praticidade e rapidez em todo processo.

 

Ficou interessado em conhecer mais sobre o EDI Financeiro nas suas operações de contas a pagar ou no seu processo de Risco Sacado? Fale agora mesmo com nossos especialistas!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Siga nossas mídias

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar