Fale agora

Forfait: Conheça como essa operação funciona!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Índice

Se você já ouviu falar em forfait ou forfaiting mas não se aprofundou no assunto, essa é a hora de conhecer melhor essa opção de financiamento!

 

Ela é destinada principalmente ao comércio internacional, então se sua empresa tem o desejo de se tornar uma grande exportadora, ou já é e está buscando novas formas de investimento e rentabilidade de caixa, continue a leitura!

O que é Forfait?

As operações de forfait são processos realizados através de instituições bancárias, onde os exportadores concedem prazos e condições especiais para os compradores internacionais sobre o pagamento de mercadorias ou serviços prestados.

 

Pode parecer um tanto confuso no primeiro momento, mas essas operações são bem parecidas com a lógica do Risco Sacado!

 

Para exemplificar, vamos utilizar um exemplo:

 

Imagine que você trabalhe em uma fábrica, onde se produz peças têxteis. Sua empresa já é um grande nome mundial e realiza constantemente a exportação do seu produto a diversos lugares no mundo.

 

Neste momento, já consolidada, sua empresa procura novas formas de investimento e rentabilidade no fluxo de caixa.

 

Com a venda da sua mercadoria já concluída, sua organização consegue realizar a venda deste crédito ao banco parceiro, conseguindo receber um adiantamento sobre essa exportação.

 

É importante afirmar que após o exportador realizar a venda de seus recebíveis, não é possível realizar o regresso da operação.

 

Como podemos ver, o forfait ou também conhecido desconto à forfait nada mais é do que um esquema de antecipação de pagamento onde todo o processo acontece internacionalmente, precisando da administração da companhia exportadora e da companhia compradora.

Quais são os benefícios da operação Forfait?

O primeiro benefício que devemos destacar é a facilidade em que o forfaiting ocorre, não existe nenhum tipo de contrato que deve ser realizado ou autenticado.

 

Já que a instituição financeira realiza a compra de um título cambial, emitida pelo exportador, com a posse desse documento a operação já se torna válida.

 

Além disso, vamos destacar os benefícios para o exportador e para o importador:

 

Para o exportador:

  • Recebimento à vista sobre o valor emitido.
  • Extinção do risco do não pagamento pelo importador sobre o valor emitido.
  • Maior rentabilidade do seu caixa, já que sua empresa possuirá o acesso de forma mais rápida ao recebimento.
  • Redução sobre problemas no processo de cobrança.
  • Extinção do risco cambial nas operações.
  • Maior poder de negociação com clientes.

 

Para o importador:

  • A possibilidade de compra da mercadoria e o alongamento do prazo de pagamento, além de conseguir dividi-lo de forma estratégica. Essa é uma grande aposta principalmente para empresas de países emergentes que não conseguem realizar o pagamento de forma imediata.

 

O mais interessante de analisarmos é que da mesma forma que o Risco sacado proporciona uma relação de ganha-ganha entre as empresas compradoras e fornecedoras que estabelecem relações comerciais nacionais, o forfait também estabelece essa mesma relação comercial em operações internacionais.

Conclusão

Se a sua empresa procura uma nova forma de realizar investimentos e deseja rentabilizar o caixa de maneira rápida e sem burocracia, mas ainda não tem uma desenvoltura para estabelecer relações comerciais internacionais, seria o ideal seria começar esses investimentos através do Risco Sacado.

 

Após isso, com o retorno que essa operação proporciona, sua empresa pode começar a planejar a internacionalização dos produtos fabricados ou comercializados e utilizar o Forfait nesse processo de rentabilidade dos títulos cambiais.

 

O Painel fornecedor é o maior marketplace para a realização do risco sacado no Brasil! Agende agora uma reunião com nossos consultores e pare de jogar dinheiro fora!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Siga nossas mídias

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar