Qual é o impacto da Selic no Risco Sacado?

Índice

Nesta segunda, dia 06 de fevereiro, o Comitê de Política Monetária do Bacen divulgou a mediana da taxa selic em 12,75% para o ano de 2023.

Segundo o relatório “Focus“, divulgado também pelo Bacen, a Selic ainda poderá subir de 9,50% para 9,75% ao ano em 2024.

A mudança da Selic leva grandes consequências para o mercado de crédito, já que com o aumento da taxa, o acesso fica mais caro para as empresas.

Porém, existe uma fatia desse mercado que não terá tanta instabilidade econômica.

As empresas que ofertam Risco Sacado, supply chain finance e adiantamento a fornecedores serão os grandes destaques positivos dessa situação. Vamos entender como!

Como as empresas que oferecem Risco Sacado não serão tão impactadas com o aumento da taxa Selic?

Já que a taxa Selic está em seu ápice desde janeiro de 2017, o acesso a crédito tende a ficar  mais caro para as empresas que o procuram, desta forma, toda e qualquer medida alternativa será muito bem vinda!

 

É neste momento que as empresas que ofertam o Risco Sacado aos seus fornecedores tendem a se destacar, já que, o processo de antecipação de pagamento das notas fiscais, pode ser uma saída interessante.

 

Sendo assim, a antecipação é um caminho mais seguro e estável para esse acesso ao crédito.

 

Por este motivo, empresas que trabalham com essa operação, devem aproveitar o momento e intensificar a sua oferta!

Como o Risco Sacado potencializa o equilíbrio da cadeia produtiva do mercado?

Um outro ponto importante para analisarmos, é a estruturação e o equilíbrio de toda a cadeia produtiva do mercado.

 

Com o acesso ao crédito desestimulado pelo alto valor da taxa Selic, pequenas e médias empresas tendem a quebrar, já que não conseguirão recorrer ao auxílio das Instituições bancárias neste momento.

 

E com a diminuição dessas empresas no mercado como um todo, matérias-primas e serviços terceirizados terão a diminuição da concorrência e competitividade, o que pode causar desvantagens para o mercado de produção, comércio e serviços.

 

Desta forma, criando um impacto maior no mercado como um todo.

 

Tendo o Risco Sacado como uma alternativa mais em conta que o empréstimo, há uma chance maior desse ecossistema não ser tão prejudicado, garantindo a sobrevivência de muitas empresas e ciclos produtivos.

Utilize o Painel Fornecedor para potencializar o Risco Sacado na sua empresa!

Através do software Painel Fornecedor, que auxilia sua empresa na gestão da cadeia de fornecedores, você centraliza toda a vida útil das notas fiscais recebidas e centraliza suas operações do contas a pagar, criando um marketplace dos bancos conveniados, ou através do seu caixa próprio, para a realização do Risco Sacado!

 

Integrado diretamente no seu ERP, o seu fornecedor consegue acompanhar todo o ciclo de pagamento através de um link exclusivo, diminuindo o trabalho operacional do setor financeiro.

 

Com a centralização dos seus fornecedores em um único local, o Risco Sacado se torna muito mais simples e rápido!

 

Conte com nossos especialistas em crédito para te auxiliar em estratégias para potencializar o Risco Sacado na sua empresa, fale agora com a nossa equipe e agende uma reunião!

Siga nossas mídias

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar

plugins premium WordPress