Fale agora

Supply Chain Finance para Engenharia Mecânica Industrial.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Índice

Se a sua empresa está no ramo de Engenharia Mecânica Industrial e quer conhecer os benefícios do Risco Sacado, alongamento de prazo de pagamento e obter receita financeira não operacional sobre a operação de antecipação, nós te ajudaremos!

 

Empresas que atuam neste ramo, participam de um grande ecossistema de empresas, tendo uma ligação com organizações geralmente menores, que são fornecedoras e realizam o papel da oferta de matéria prima ou equipamentos para que as construções aconteçam.

 

Mas, as indústrias de engenharia mecânica também podem ser consideradas fornecedoras, já que são contratadas por grandes corporações industriais.

 

É uma teia onde todas as empresas são interligadas e de uma certa forma, dependentes uma da outra.

 

Neste momento de um mercado tão instável, é importante que os heads ou gerentes financeiros consigam encontrar oportunidades de equilibrar e melhorar o fluxo de caixa nessas situações.

 

Por este motivo o Risco Sacado tem se mostrado tão interessante e com grande potencial para o mercado de engenharia industrial.

 

Vamos analisar mais esses cenários!

Como o Risco Sacado é um importante investimento estratégico para o mercado de Engenharia Mecânica Industrial?

Caso a sua empresa ainda não atue com Risco Sacado, aqui vai uma breve explicação!

 

O Risco Sacado é uma operação financeira que possibilita a empresa âncora (que é a empresa compradora) realizar a oferta de financiamento de uma nota fiscal ao seu fornecedor, através do caixa próprio ou da utilização do seu crédito com as instituições financeiras, desta forma, alongando seu prazo de pagamento.

 

Caso você queira entender mais a fundo sobre essa operação, recomendamos essa leitura: Risco Sacado: O que é, como funciona e as principais vantagens!

 

Agora vamos para a parte principal, como o Risco Sacado pode ser um investimento estratégico para a empresa âncora?

 

Nesse processo de antecipação a fornecedores, existem duas opções para a empresa âncora, realizar a operação utilizando o valor que está em seu caixa ou fazer esse processo através das Instituições Financeiras.

 

Com a participação das Instituições Financeiras:

 

Utilizando uma instituição financeira parceira, existe o que chamamos de rebate, valor que é referente a tarifa cobrada do fornecedor que é destinado à instituição sobre a cessão do crédito realizado através da antecipação.

 

Neste cenário, a empresa âncora cria um fluxo de caixa mais equilibrado com o alongamento de prazo da nota fiscal emitida, ou seja, mais dinheiro em caixa rendendo.

 

Desta forma, muitas empresas do setor de engenharia mecânica industrial encontram o equilíbrio de caixa perfeito entre o pagamento de seus próprios fornecedores e o recebimento sobre seus clientes.

 

Com a utilização do caixa próprio:

 

Quando não há a utilização de terceiros ou parceiros para a realização do Risco Sacado, ele se enquadra em uma operação realizada através do caixa próprio da empresa âncora.

 

Neste cenário a empresa que oferta a antecipação tem duas grandes vantagens em realizar a operação:

 

1° – O alongamento de prazo para a efetuação dos pagamentos permanece sendo um grande diferencial, como citamos anteriormente.

 

2° – Sem uma instituição financeira nesse processo, é a empresa âncora que determina qual será a taxa descontada do fornecedor, que neste cenário, podemos chamá-la de receita financeira não operacional.

 

Obviamente que neste caso, é necessário ter um bom senso sobre o valor que será cobrado, já que uma taxa muito alta e muito diferente do restante do mercado, não terá um bom convencimento para os fornecedores.

Por que utilizar o Painel Fornecedor para realizar o Risco Sacado?

O Painel Fornecedor é um produto totalmente pensado para aumentar o engajamento dos seus fornecedores com o Risco Sacado na sua empresa.

 

Ele conta com um módulo exclusivo para notas fiscais, onde seu fornecedor é capaz de acompanhar todo o ciclo de vida das notas fiscais emitidas à sua empresa.

 

Desde o recebimento pela empresa até o pagamento, bem como seu comprovante.

 

Desta forma, ele tem um link exclusivo para acessar o painel e acompanhar todo o processo de pagamento.

 

A partir do momento que você consegue ter a concentração de todos os seus fornecedores e um único local, a oferta do Risco Sacado se torna muito mais simples!

 

O Painel Fornecedor é o maior marketplace de antecipação a fornecedores, fazendo com que seu fornecedor tenha autonomia em todo processo.

 

Ajudando-o a receber de forma antecipada e auxiliando você, empresa âncora, a ter um prazo de pagamento maior e uma receita financeira não operacional interessante, no caso da realização do Risco Sacado com caixa próprio.

 

Por isso, não perca mais tempo e principalmente, não perca mais dinheiro!

 

Fale agora com nossos especialistas em crédito, agende uma reunião!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Siga nossas mídias

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar