Gestão de fornecedores: O que é e como fazer?

Gestão de fornecedores: O que é e como fazer?
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Quando uma empresa nasce, ela é inserida dentro de um ecossistema de co-dependência de outras empresas do mercado, pois toda empresa é uma compradora ou fornecedora em potencial, seja no início ou no final desse ciclo, nenhuma empresa sobrevive sem pelo menos um fornecedor, independentemente do segmento.

 

Por isso, ter uma gestão de fornecedores se torna cada dia mais importante para a sobrevivência das empresas e para a garantia de um funcionamento eficiente. Entenda todos os pontos positivos e como fazer a gestão dos fornecedores da sua empresa!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é uma atividade realizada com o intuito de gerenciar a cadeia de suprimentos da empresa.

Esse gerenciamento acontece desde a avaliação de fornecedores ideais levando em conta uma série de fatores decisivos como produto ofertado, preço cobrado, prazo de entrega, qualidade e o pós-venda ou suporte.

A gestão também precisa atuar em cima da criação de um relacionamento amigável e de confiança com esses fornecedores, fazendo com que trabalhem em harmonia e até mesmo, negociando melhores valores e condições.

Além disso, durante o processo de negociação, a equipe responsável pela gestão deve atentar-se a data combinada para pagamento, que deve também conciliar com a data de recebimento dos seus clientes.

Como fazer a gestão de fornecedores?

A maior aliada em sua gestão de fornecedores é a tecnologia! 

Ter um software que auxilie sua equipe a realizar a organização de notas fiscais, acompanhar o ciclo de pagamento, centralizar a comunicação entre empresa e fornecedor é o ponto chave para que essa gestão aconteça de forma eficiente e não haja espaço para informações desencontradas, gerando a longo prazo uma instabilidade dentro deste relacionamento.

Além disso, a integração com o ERP da empresa se mostra fundamental para a conciliação de informações.

Quais são os benefícios de ter um software para gestão de fornecedores?

  • Gestão de Notas Fiscais 

Com uma plataforma que auxilie sua gestão de fornecedores você consegue realizar a gestão de notas fiscais, tendo um controle total desses documentos e gerando relatórios assertivos para um planejamento completo do seu departamento.

 

  • Comprovante de pagamento

O ideal é que seu fornecedor consiga sempre realizar um auto-atendimento, tendo um fácil acesso aos comprovantes de pagamento das notas fiscais, estreitando seu relacionamento e passando a confiabilidade das informações quando ele necessitar.

 

  • Diminuição de contatos no contas a pagar

Com as informações essenciais aos fornecedores estando disponíveis no sistema, a diminuição de contato com o setor de contas a pagar será um diferencial importante, deixando com que essa equipe tenha um foco em atividades táticas e estratégicas, diminuindo inclusive o custo do departamento com centrais de atendimento.

 

  • Informações centralizadas

Com organização, seu departamento reduz o tempo realizando tarefas operacionais e evita erros humanos no processo ou até mesmo a perda de dados importantes em documentos diferentes e espalhados.

Você está pronto para colocar seu departamento em um novo patamar de eficiência? Através do Painel Fornecedor todas as vantagens e benefícios informados estão disponíveis para mudar a rotina do seu departamento.

Fale agora mesmo com nossos consultores e conheça mais sobre o Painel Fornecedor!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar