Fale agora

Gestão financeira estratégica: Como colocar em prática na sua empresa?

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Índice

Sua empresa já utiliza a Gestão Financeira estratégica? Ela tem dado os resultados que você espera? Saiba como utilizá-la de uma forma eficiente que leve resultados positivos para sua diretoria!

 

Com o mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas precisam estar sempre preparadas para enxergar oportunidades de crescimento em todos os departamentos e setores da empresa.

 

Para que o setor financeiro também possa fazer isso, é imprescindível a utilização de uma gestão eficaz, com a tomada de decisões estratégicas.

 

Por isso, vamos te explicar o que é essa gestão estratégica e como utilizá-la. Vamos começar!

O que é gestão estratégica?

Podemos definir a gestão estratégica como uma ferramenta de gerenciamento para a empresa, seu principal objetivo é fazer com que todos os processos desta organização se tornem cada vez mais eficientes e alinhados com as metas pré-definidas pela diretoria ou responsáveis.

 

Para implementação dessa gestão, a empresa não precisa ser necessariamente de grande porte, essa é uma cultura que pode e deve ser aplicada em empresas pequenas e médias, afinal, a gestão também é importante no processo de um crescimento organizado e saudável.

 

Uma gestão estratégica eficiente é essencial que ela possua dados sobre a concorrência, novas oportunidades no mercado e tendências, além dos aspectos internos como recursos humanos e financeiros.

 

Agora, vamos falar sobre a parte financeira, que é uma das mais importantes em todas as empresas!

 

A dinâmica do investimento é básica: você investe o dinheiro e recebe um percentual de juros dos ganhos da capital, sendo assim a sua empresa poderá investir em todos os tipos de títulos e ações que uma pessoas física pode.

 

A maior diferença é de onde vem o investimento, que no caso das empresas é aplicado uma reserva financeira ou o capital de giro, geralmente em uma corretora de valores em nome da empresa, que ganha o seu percentual em cima dos investimentos.

 

Assim a empresa consegue render o seu dinheiro e criar uma reserva de emergência para o futuro. 

 

Vamos explorar mais agora quais são os tipos de investimentos que você pode explorar em buscada rentabilidade perfeita.

O que é gestão financeira estratégica?

A gestão financeira estratégica é sobre como gerir as finanças da empresa pensando nos melhores resultados a longo prazo, levando em conta obviamente, a atual situação da sua empresa e seu fluxo de caixa.

 

Seu principal objetivo é gerar lucratividade sobre os atuais projetos da organização, o que leva também a um aumento do valor da empresa como um todo.

 

Para que essa gestão seja 360, o ideal é que ela conte com o histórico financeiro, uma gestão de caixa eficaz, uma análise sobre os concorrentes e principalmente sobre sua cadeia de fornecedores.

O que uma gestão financeira estratégica precisa ter?

Confira nossas dicas para que sua gestão seja eficaz!

 

Organização

 

Um dos pontos mais importantes para sua gestão financeira é a organização! De nada adianta levantar os dados mais importantes da sua empresa sem ter uma organização para que você consiga fazer a leitura desses dados e tirar análises importantes e coesas.

 

Por isso, é importante que sua empresa invista em um bom ERP e softwares adequados para isso, como o Painel Fornecedor.

 

Planejamento

 

O planejamento anual é o principal planejamento para os setores financeiros de forma geral, pois é através dele que identificamos a saúde financeira da empresa.

 

Neste planejamento deve constar minimamente o balanço patrimonial e o desempenho da empresa no ano analisado, comparando-o com o segmento de mercado em que atua.

 

Após estas análises é importante pontuar quais serão as próximas metas de crescimento empresarial, levando em consideração a receita do serviço ou produto ofertado, a receita total da empresa, os custos fixos e variáveis além dos investimentos, como o risco sacado, por exemplo.

 

Acompanhamento

 

Como vimos, a organização e o planejamento são essenciais para a gestão, mas apenas isso não é o suficiente.

 

Para medir com propriedade sua gestão estratégica, é indispensável um acompanhamento muito próximo de todos os resultados obtidos e ações que estão sendo executadas.

 

Com esse acompanhamento fica muito fácil prever situações não tão benéficas para sua organização, ter uma visão real sobre os recursos financeiros para o planejamento estratégico necessário.

 

Para isso, não esqueça que o fluxo de caixa pode ser o seu grande aliado!

Conclusão

Para concluirmos, o planejamento financeiro deve fazer parte de uma gestão financeira estratégica, desta forma a empresa pode acompanhar de perto seus resultados, que devem estar alinhados com essa boa gestão, para levar ainda mais lucratividade para as organizações.

 

Como parte do seu gerenciamento, não deixe de contar com o Painel Fornecedor para te auxiliar com a organização de notas fiscais a pagar, relacionamento com seus fornecedores e com o Risco Sacado sendo um ótimo e seguro investimento!

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e agende uma reunião!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook

Siga nossas mídias

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar